Os autores

Em 2012, escrevemos o livro “Desvendando a bateria da escola de samba” e ainda não sabíamos que ele seria o embrião de uma coleção. Para nossa alegria, estamos no terceiro volume, que é este que agora está em suas mãos. O segundo foi o “Desvendando o grupo de maracatu”.
No entanto, de uma coisa nós tínhamos certeza: desvendar é sempre uma tarefa interessante! Descobrir como funciona um brinquedo é tarefa que quase todas as crianças cumprem numa determinada fase de sua vida. Depois queremos saber como funciona a bicicleta, a televisão, o computador e, se nada atrapalhar nossa curiosidade, seremos eternos desvendadores.
Desvendar uma obra ou conjunto musical é tarefa muito prazerosa, pois nos faz compreender melhor o funcionamento daquilo que já nos encanta. Saber por que alguns instrumentos tem som grave e, outros, agudo; por que uns produzem som por meio de cordas e, outros, pela ação do vento; por que uns tocam harmonia e, outros, não, somente são capazes de emitir melodias, além de nos enriquecer culturalmente, proporciona-nos satisfação.
A banda de rock, mesmo a mais simples, tem todos os elementos de que um conjunto musical necessita para produzir música e, por isso, merece a mesma atenção que é dispensada a conjuntos maiores.
Certamente, saber como o grupo instrumental de uma banda de rock se constitui e funciona só amplia a possibilidade de o ouvinte ter prazer ao ouvir um verdadeiro rock’n’roll.
Aumente o volume de conhecimentos e, depois disso, curta o bom e velho rock’n’roll.
Márcio Coelho e Ana Favaretto